Os múltiplos benefícios do azeite

Os múltiplos benefícios do azeite explicados por um médico
O azeite virgem é um sumo de fruta 100% natural extraído da azeitona (Olea europaea) e faz parte dos hábitos alimentares dos povos mediterrânicos desde que toda esta extensa região é habitada. Todos os benefícios do azeite com o médico Pedro Lôbo do Vale.
Os egípcios já o usavam há 6000 anos e era um dos principais produtos comercializados pelos fenícios. Ao longo dos tempos a sua importância resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas: alimentação, medicina e beleza, por exemplo.
Foi ainda utilizado como combustível para a iluminação, como lubrificante para ferramentas agrícolas e elemento essencial em muitos ritos religiosos. Apesar de durante alguns anos ter sido menosprezado, actualmente tem sido objecto de investigações científicas, cujos resultados comprovam as suas inúmeras propriedades benéficas. É sobre o valor deste alimento que trata o artigo de hoje.
Vários tipos de azeite
É necessário salientar que existem vários tipos de azeite que dependem das diferentes variedades de azeitona, do seu grau de maturação, do solo e do clima. Para obter um azeite virgem extra, as azeitonas colhidas manualmente devem ser transportadas de imediato para o lagar a fim de evitar a sua fermentação, o que consequentemente aumentaria o grau de acidez. De seguida lavam-se, trituram-se misturam-se com água. No final, o azeite separa-se da água por centrifugação.
Deste processo, denominado de primeira pressão a frio, resulta um azeite de primeira qualidade, garantindo-se a essência das vitaminas e ácidos gordos que o convertem num produto terapeuticamente benéfico. A denominação dos vários tipos de azeite difere de acordo com o teor de acidez. Assim, o azeite virgem não ultrapassa os 2º, enquanto que o azeite virgem extra possui um nível de acidez de 1º. Entre outros, destaca-se ainda o azeite virgem extra especial, com acidez até 0,7º.